JOGO
TRILHA TRÂNSITO ORTOGRÁFICO
D02 - Reconhecer as letras do alfabeto
D10 - Ler palavras no padrão canônico (consoante/vogal)
D09 - Identificar sílabas não canônicas (vogal, consoante/vogal/consoante, consoante/ consoante/
vogal, etc.) em uma palavra.
TRILHA TRÂNSITO ORTOGRÁFICO
Objetivos:
- Realizar atividades para facilitar a compreensão do Sistema de escrita Alfabética:
- Fazer uso da leitura como ferramenta para escrever bem;
- Completar corretamente a maior quantidade de palavras, alcançando o ponto de chegada.
MATERIAIS:
- Trilha com 50 espaços, sendo 44 espaços numerados e 6 espaços com a imagem de semáforo;
- 44 fichas com palavras lacunadas para completar com as letras (consoantes e vogais);
- 2 carrinhos de corrida pequenos ou pinos de cores diferentes;
- 1 dado;
- 3 fichas redondas, sendo uma vermelha, uma amarela e uma verde;
- 2 sacos (um para guardar as 44 fichas e um para guardar as 3 fichas redondas durante o jogo).
DESENVOLVIMENTO:
Dividir os participantes em dois grupos:
- Cada grupo escolherá o seu carro de corrida ou seu pino;
- Um representante de cada grupo joga o dado , aquele que tirar o maior número será o primeiro grupo a jogar;
- O grupo percorrerá na trilha a quantidade de casas de acordo com o valor tirado no dado;
- Quando o grupo cair na casa numerada, deverá pegar uma ficha no saco e discutir com seu grupo a grafia correta da palavra (vogais e consoantes). caso o grupo acerte, permanece na casa. Se o grupo errar, deverá ser retornar a quantidade de casas avançadas. Idependente do erro ou acerto a ficha deverá ser retirada do jogo;
- O próximo grupo deverá seguir a mesma orientação da jogada;
- Quando um dos grupos cair no espaço com a imagem de um semáforo, deverá pegar no saco uma ficha colorida:
VERMELHA: o grupo voltará 2 casas;
AMARELA: o grupo ficará uma rodada sem jogar;
VERDE: o grupo avançará 2 casas;
7. A sequência do jogo continuará ate´um dos grupos alcançar a chegada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário