Para definir aprendizagem, foi difícil encontrar uma definição que englobasse tudo que contemplasse o processo de aprender. Diante de algumas pesquisas realizadas, foi percebido que, a aprendizagem era algo que ia além do emocional. Ele integra o cognitivo, o cerebral, o psíquico e o social, podendo assim, ser considerado um processo neuropsicocognitivo, que levaria em conta um determinado momento histórico, uma determinada sociedade e também a cultura local. A estrutura psíquica dá sentido aos processos perceptivos , já a organização cognitiva sistematiza toda a informação recebida de maneira bem particular, pessoal. Também foi enfatizado que, a aprendizagem compreende vivências, experiências, passado, isto é, a história de vida desde a infância, porque é através dessas situações que será construído o novo aprender.
A aprendizagem tem início na gestação e precisa ser contínua, porque existe um caminho para atingir o crescimento, a maturidade e todo o desenvolvimento necessário para conviver num mundo de maneira organizada. A aprendizagem acontece durante toda a vida.
(Texto de Ana Maria Salgado Gómez e Nora Espinosa Terán, Tradução e Adaptação de Adriana de Almeida Navarro, Livro: Dificuldades de Aprendizagem - Manual de Orientação para pais e professores,1996, p.31)
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